quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HOJE, 20 de Outubro: DIA DO POETA

Hoje, estão de parabéns, todos aqueles que têm o dom de transformar palavras em arte.
Aliás, a poesia é inerente a todos nós: é só exercitar a sensibilidade e materializar em palavras os seus sentimentos; de alegrias, de amor, tristeza, dor...
Todo dia é dia de poesia, mas... já é normal se estabelecer um dia para todos e é natural que o poeta tenha a sua vez.
Parabens, portanto, ao escritor que escreve em versos.

A PRIMEIRA POESIA

Segundo o historiador Moacyr Mallemont Rebello Filho, a primeira poesia, nasceu na Grécia, berço da civilização ocidental, com Homero, através da ILÍADA e da ODISSÉIA;
Ele descreve na primeira, a guerra de Troia, ocorrida por volta de 1.250 A.C. e na ODISSÉIA, narra as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca ao retornar desta guerra.
A narrativa conta também que, depois de 10 anos, Ulisses volta para os braços de Penélope, a felizarda esposa, que tecia um tapete (ou uma colcha de tricô?) enquanto esperava a volta do seu amado rei, Ulisses. Penélope, não aceitava os pretendentes que seu pae lhe impusera, devido à longa ausência de seu marido; então fez um acordo com ele, de só aceitar novo casamento após terminar o trabalho...por isso, fazia pelo dia e desmanchava à noite a tecelagem, sem o pae saber; fez isso, até Ulisses voltar.

Naquela época, as poesias eram declamadas, acompanhadas de um instrumento musical - a LIRA, sendo a poesia, dividida em cantos, não importando o gênero das mesmas. Por isso eram chamadas de "Poesias Líricas".
"A tragédia e os gregos,sempre estiveram de mãos dadas, como nessas obras primas sempre atuais"...(Moacyr M. R. Filho).

Tchau!!....

Nenhum comentário:

Postar um comentário