segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Georgio Vasari

DE TEMPOS EM TEMPOS O CEU NOS ENVIA ALGUEM QUE NÃO É APENAS HUMANO, MAS TAMBÉM DIVINO,DE MODO QUE ATRAVÉS DE SEU ESPÍRITO E DA SUPERIORIDADE DE SUA INTELIGÊNCIA, POSSAMOS ATINGIR O CEU. (Giorgio vasari : 1511 - 1574)


CONSIDERADO O PRIMEIRO ESCRITOR SOBRE A HISTÓRIA DA ARTE

Pintor e arquiteto italiano nascido em Arezzo, uma comuna italiana da região da Toscana, província de Arezzo, de estilo maneirista e autor de escritos sobre a arte italiana do Renascimento, essenciais para a história desse período e principalmente conhecido por suas biografias de artistas compatriotas.
Além da produção artística, sua obra escrita, o livro Vite dei più eccellenti pittori, scultori ed architetti italiani (1550) e publicado 18 anos depois, o tornou muito mais conhecido e ficou para a história como o primeiro historiador da arte. A obra foi resultado de suas andanças e observações sobre as obras dos grandes mestres, em muitas cidades da península itálica. Neste livro, abordou com uma leitura fascinante a produção de artistas como Giotto, fra Angelico, Leonardo, Michelangelo e Rafael, entre muitos outros. Fundou (1563) a Accademia del Disegno, em Florença, e morreu naquela cidade, um mês e três dias antes de completar 63 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário