quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conhecendo Machado de Assis 2


Conhecendo Machado de Assis    

Quando ainda não existiam a televisão e internet, cinema uma vez na semana, morando no interior, sem jornais, revistas e rádio eram uma raridade, tinhamos acesso a alguns bons livros e foi assim que conhecí Machado de Assis; era uma adolescente ávida por leituras e tudo o que lí, ficou registrado para sempre como uma experiência inesquecível. Tinha tempo de ler romances, de ser romantica e saber apreciar a personalidade dos personagens que ele descrevia com um realismo incríve!. Eu contemplava os lugares, as paisagens, as pessoas, vivia emoções que só agora percebo o quanto foram importantes para minha formação; não sei se comesasse hoje, tudo seria a mesma coisa.

"Eu aprendo mais psicologia lendo Machado de Assis do que lendo certos tratados sobre o assunto que existem por aí". Nélida Pinon
Prosseguindo...

Aprendíamos a valorizar a literatura, a exercitar a sensibilidade e a imaginação. Hoje os recursos são outros, temos muitas facilidades, opções e falta até tempo para assimilar as informações; falta tempo para "curtir" os livros, ler com calma e dar asas à imaginação, porque tudo vem com muita rapidez e tudo misturado: o que tem qualidade e o que não tem. Aumentaram também os nossos interesses e uma atividade a mais: selecionar as informações que recebemos para não confundir a mente e tirar conclusões apressadas e errôneas. O raciocínio, o materialismo, ocupam o lugar da sensibilidade, as pessoas já não são as mesmas e os valores mudam com uma rapidez nunca vista antes.
                                                                 
Irene Duarte

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário